06 Mai – Segunda Feira
Quinota concorda em noivar com Artur, e Tia Salete insiste que ele deve formalizar o pedido a Zefa Leonel. Ariosto implora para retornar para casa, porém Dona Manuela recusa e anuncia seu compromisso em se dedicar às suas empresas. Quinota compartilha com Artur a história de Tia Salete envolvendo Laércio. Decidida, Tia Salete decide confrontar Deodora e acaba descobrindo que Vespertino é Laércio. Tia Salete é detida por Floro Borromeu no cabaré e levada à delegacia. Enquanto Zefa Leonel tenta libertar a irmã, Quinota revela a Zefa Leonel sobre seu noivado, levando a matriarca a deduzir que Artur é filho de Ariosto. Ariosto desaprova veementemente o casamento de Artur. Zefa Leonel questiona se Artur se aproximou de Quinota por causa da turmalina paraíba.
07 Mai – Terça Feira
Artur assegura a Zefa Leonel seu amor por Quinota, e Zé Beltino e Seu Tico Leonel depositam confiança no rapaz. Zefa Leonel solicita um tempo a Artur e informa à família que irá vender a turmalina imediatamente. Artur intimida Floro, que decide libertar Tia Salete. Em uma confrontação com Ariosto, Artur acaba revelando ao pai o paradeiro da turmalina. Blandina surpreende Marcelo Gouveia em seu quarto de hotel e lê as mensagens de Ariosto sobre a pedra preciosa. Dracena alerta Castorina sobre as atitudes de Blandina. Artur solicita a assistência de sua advogada para ajudar a família Leonel, e Tia Salete o admira por isso. Blandina conhece Quinota.
08 Mai – Quarta Feira
Blandina tenta se aproximar de Quinota e pergunta sobre seu noivado ao notar a aliança em seu dedo. Marcelo consegue se libertar da armadilha de Blandina. Quinota flagra Marcelo e o repreende. Blandina alega ter sido enganada por Marcelo, e Quinota defende sua nova amiga. Marcelo é detido por Floro Borromeu. Blandina é apresentada a Artur e Tia Salete. Ariosto e Sabá Bodó estabelecem uma aliança pelas terras dos Leonel. Zefa Leonel e Quinota fazem as pazes. Sabá e Nivalda dirigem-se à Gruta Azul e são recebidos por Aldenor e Nastácio.
09 Mai – Quinta Feira
Nastácio e Aldenor identificam Sabá Bodó como o prefeito da cidade. Zefa Leonel aconselha Quinota, afirmando que se Artur realmente a ama, saberá esperar por ela. Seu Tico Leonel procura a advogada Paula Alexandre para auxiliar na libertação de Tia Salete e descobre que Artur já resolveu a questão. Sabá e Nivalda dirigem-se à casa de Zefa Leonel em busca de mais informações sobre a turmalina. Margarida e Benvinda arquitetam um plano contra Nivalda. Paula Alexandre informa a Zefa Leonel que foi Artur quem conseguiu libertar Tia Salete. Nivalda provoca Nastácio. Paula Alexandre esclarece aos Leonel que é necessário provar que as terras da Gruta Azul pertencem à sua família.
10 Mai – Sexta Feira
Artur se prontifica a buscar os documentos no Rio de Janeiro e Quinota decide acompanhá-lo. Blandina e Marcelo ludibriam Floro Borromeu, conseguindo a libertação do rapaz. Quintilha se apresenta como proprietária do hotel e dispensa Tobias Aldonço. Seu Tico Leonel e Tia Salete confiam em Quinota para acompanhar Artur ao Rio de Janeiro, deixando Zefa Leonel emocionada com a atitude da filha. Blandina domina Marcelo e detalha o plano para adquirir a fortuna dos Leonel. Dona Manuela abençoa a viagem de Quinota e Artur. Sob influência de Nivalda e Sabá, Floro anuncia a Aldenor, Nastácio e Zé Beltino que devem deixar as terras da Gruta Azul. Artur reafirma a Quinota que eles permanecerão juntos para sempre.
11 Mai – Sábado
Quinota e Artur partem rumo ao Rio de Janeiro. Zé Beltino, Aldenor e Nastácio recusam-se a deixar as terras da Gruta Azul e punem Floro Borromeu. Dona Manuela visita Zefa Leonel e assegura que a auxiliará na venda da turmalina paraíba. Benvinda confronta Nastácio sobre seu interesse por Nivalda. Tia Salete e Juquinha descobrem Floro pendurado como um espantalho. Como parte do plano de Blandina, Marcelo se confessa com Padre Zezo. Artur e Quinota chegam ao Rio de Janeiro.
* As informações podem ser alteradas em função da edição das novelas.